Pesquisar este blog

Carregando...

terça-feira, 3 de julho de 2012

MALHAÇÃO FACIAL

MÚSCULOS DA FACE


Malhação facial
Exercícios para os músculos do rosto podem garantir a boa aparência por mais tempo
Por Ilana Ramos
03/07/2012  

 

Esqueça Botox, agulhas e cirurgias plásticas. Você pode rejuvenescer a aparência do seu rosto sem agulhas e, o que é melhor, de graça. Corpo sarado, abdômen malhado e bumbum durinho têm a capacidade de dar à mulher uma aparência mais jovem. No entanto, a juventude também está na ausência de rugas e marcas de expressão do rosto. A maioria das mulheres acaba esquecendo que o rosto também é formado por músculos e exercitá-los pode garantir a tão sonhada firmeza. Bastam poucos minutos por dia e pronto. Em meses você pode observar os bons resultados da malhação facial.

Estranho exercitar os músculos do rosto. Por quê? Muitas vezes, as rugas e linhas de expressão são causadas justamente pela flacidez dos músculos da face. De acordo com a fonoaudióloga estética facial, Gisele Valdstein, "a malhação facial visa corrigir o funcionamento facial e os movimentos inadequados que ao longo dos anos acabam vincando a pele e formando rugas e marcas de expressão. Durante o trabalho, os músculos também ficam mais tonificados e firmes. Além disso, enfocamos também no manuseio correto e vigoroso na hora de passar os cremes, o que deixa a pele muito mais bonita pelo aumento da circulação sanguínea, revigorando a produção de colágeno".

Adeus agulhas e rios de dinheiro gastos com tratamentos faciais. A malhação facial é capaz de evitar a necessidade de tratamentos mais profundos. "Não apenas a malhação, mas a compreensão do movimento dos músculos da face que nos leva a observá-los no dia-a-dia e aprender qual a movimentação que está provocando os vincos. Desta forma, conseguimos evitar estes movimentos de repetição. Com cinco a dez minutos de prática diária já temos um bom resultado. Obviamente que é preciso antes se submeter ao processo que educa sobre o funcionamento da face. Depois disso, a prática diária se torna simples", diz Gisele.

Apesar de os exercícios serem relativamente simples e ser possível sua prática em casa, Gisele avisa que consultar um profissional especializado pode indicar uma série de exercícios mais específica. "Primeiramente, é importante consultar um profissional especialista em músculos da face, que saberá avaliar onde a musculatura está sendo usada de forma inadequada. Cada pessoa tem uma conformação e um uso peculiar de sua musculatura e, por isso, o planejamento de tratamento é totalmente individualizado. Em oito sessões realizadas, uma por semana e mediante a prática diária, podemos começar a verificar os resultados em dois meses. A evolução é progressiva e dependerá do comprometimento da pessoa. Toda malhação envolve comprometimento. Quem não vai à academia, não fica malhado. Quem não executa os exercícios faciais, também não terá resultados", explica a fonoaudióloga.

A precursora da técnica da ginástica facial no Brasil, Ligia Azevedo, afirma que depois dos 50 é, possivelmente, a idade em que ela vai descobrir os resultados dos exercícios mais rapidamente. "Para fazer a ginástica facial, tudo que ela vai precisar é de uma luva de algodão, para evitar que os dedos escorreguem, e preparar a pele para os exercícios, com uma boa limpeza. Em alguns exercícios é necessário o uso de creme hidratante", ensina.


Para lábios vincados: Alongue o músculo do lábio colocando os dedos indicadores acima do lábio e o dedo médio abaixo do lábio. Faça movimentos para as laterais da boca em direção à orelha com leve pressão, abrindo com as duas mãos. Coloque os dedos indicadores na posição vertical em cima do bigode chinês. Faça um bico em "O" aberto e fique cinco segundos. Repita dez vezes. Passe a língua entre os lábios e os dentes fazendo voltinhas, com lábios entreabertos.

Parte superior da face: Polegares colocados entre os lábios e os dentes, logo abaixo da linha do nariz até o canto da boca. Aperte o músculo usando o lado externo dos dedos indicadores e os polegares e puxe para baixo, a fim de esticar o músculo ao máximo. Mantenha a boca aberta e dê um largo sorriso, contraindo os músculos da parte superior da face. Conte até dez mantendo a contração. Desmanche o movimento em cinco tempos. Retire os dedos da boca e respire profundamente. 
Repita três vezes.

Músculo sobre os olhos: Com a área das sobrancelhas relaxadas, coloque os três dedos do meio sobre elas e empurre para cima e para fora. Fixe os dedos nessa posição e empurre as sobrancelhas para baixo, mantendo os olhos entreabertos. Conte até 10. Desmanche o movimento em cinco tempos. Retire os dedos respirando profundamente. 
Repita três vezes. 


 

Um comentário:

  1. O conhecimento do corpoe a importancia disso é fundamental por isso compartilhei

    ResponderExcluir